Problemas à vista

25/05/2011

Estudo revela que falta de investimentos em transporte público pode inviabilizar a vida nas metrópoles

O estudo “A Mobilidade Urbana no Brasil“, divulgado hoje pelo Instituto de Política Econômica Aplicada, revela que nos últimos dez anos houve queda de 30% na utilização do transporte público no país. São apontados como fatores dessa diminuição a falta de políticas públicas para transporte de massas e mobilidade urbana; e ainda o alto preço das passagens.

De acordo com a pesquisa, o investimento em mobilidade urbana foi pouco. Ela indica que 90% dos subsídios federais para transporte de passageiros são destinados à aquisição e operação de veículos individuais. A conseqüência é o aumento do uso de automóveis nas grandes cidades, 9% ao ano, e motocicletas, 19%.

Para o coordenador do estudo, Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, a atual situação da mobilidade urbana no Brasil causa problemas como congestionamentos, acidentes e, principalmente, poluição. Para ele, se não houver políticas para melhoria do transporte público, a vida em grandes cidades pode se tornar inviável.

Dados da BHTrans, informados em outubro do ano passado, revelam que em Belo Horizonte, 54% das pessoas que utilizam transportes motorizados vão de transporte coletivo e 46% usam transportes individuais (Ver “Próxima Parada”- Revista 59).

 Fonte: Estado de Minas

Página Inicial

Voltar