Professores se capacitam em gestão de projetos

29/05/2014

Com a apresentação dos projetos elaborados em sala, encerrou-se no dia 28 de maio, o curso “Capacitação em gestão de projetos”, realizado pelo Projeto Manuelzão, em parceria com a Secretaria de Educação.

O curso teórico e prático possibilitou a professores da
rede pública trabalhar com a gestão ambiental escolar, tendo a bacia
hidrográfica como norteadora dos estudos e pesquisas.

“O curso é uma oportunidade de transformar o conhecimento
que está guardado e precisa se expandir. Sabemos que o desafio é grande, mas é
muito gratificante quando observamos que os professores estão aprendendo a
elaborar, e o mais importante, a gerenciar um projeto”, ressalta Lísia Godinho,
coordenadora do Projeto Manuelzão vai à escola, idealizadora e organizadora do
curso.  

O objetivo do curso foi capacitar professores para o
desenvolvimento de projetos, tendo como foco a integração de escolas e
comunidades, visando à gestão participativa. Para a participante do curso, a
técnica em meio ambiente, Patrícia da Silva Pena, trabalhar com a gestão do
planejamento é fundamental para o bom andamento de projetos. “Se capacitar deve
ser a meta de todos os interessados em desenvolver projetos. E nesse curso
pudemos ampliar nossos conhecimentos e nos aperfeiçoarmos através das
metodologias em técnicas de construção de projetos e sua aplicação no cotidiano”,
disse.

Já para a professora da Escola Estadual Madre Carmelita,
Andrea Mello, o curso representou um desafio. “Pelo que me foi proposto não me
lembro de um momento em minha vida profissional em que tenha aprendido, reaprendido,
treinado e construído uma proposta, um produto, resultado em tão pouco tempo e
com tal grau de exigência”, disse.
Ministrante durante curso
 

Teoria e prática

O curso foi dividido em módulos, teve como conteúdo a
transdiciplinaridade, elaboração, metodologia, técnicas, construção, modelo de aplicação
e indicadores de ciclos de vida em gestão de projetos. Ministrado pelo
professor e especialista em gerenciamento de projetos, Hiero Amaral Bonatti, foi
realizado, às quartas-feiras, do dia 2 de abril a 28 de maio de 2014.

 A gestão de
projetos hoje atinge todos os aspectos de nossa vida, afirma o professor Hiero Amaral,
em entrevista concedida no Seminário Nacional de Gestão de Projetos, realizado
pelo Ietec. Para ele, todas as atividades cotidianas podem ser encaradas como
projetos. “Podemos encarar uma viagem ou o próprio curso como um projeto. Por
ele, entendemos um esforço estruturado com um tempo determinado, para produzir
um produto único. Quando voltamos os estudos para essa área aprendemos a
estruturar o planejamento, estruturar o as nossas ações de forma a
considerarmos cada um desse passos”, reforça.  

O curso foi uma oportunidade única de aprendizado e conquistas.
“Ao procurarmos pelo
curso de Gestão de Projetos buscamos por uma metodologia que nos ajude a
trabalhar de maneira mais eficaz, pois é importante saber organizar melhor o
trabalho, definir e priorizar o que precisa ser feito. Agora podemos aplicar
todo esse conhecimento em nossos projetos educacionais e ambientais, afirmam professores
participantes.  
Organizadores e participantes do curso
        

Planejamento

De acordo com especialistas
na gestão de projetos, a principal
função do gestor de projetos é o planejamento, que norteia todo o
acompanhamento e controle da obra e um dos principais desafios da função é a entrega no prazo programado,
com o custo previsto e com a qualidade esperada.

Outro ponto importante, que destacam no momento de elaborar o planejamento, é o gestor de
projetos já levar em consideração os imprevistos que poderão surgir no decorrer
da obra, evitando surpresas futuras. Para eles, o planejamento não é uma ciência exata, existem
desvios. E quando o gestor de projetos não consegue colocar em prática o que
foi previamente previsto, é necessário trabalhar com a análise de riscos, que são alternativas para que o
projeto continue andando e de forma eficiente.

 

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