Projeto de extensão "Lembra: isto é rio!" lança material digital que discute águas urbanas - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Projeto de extensão “Lembra: isto é rio!” lança material digital que discute águas urbanas

24/01/2024

Estudo realizado na Escola de Arquitetura da UFMG apresenta alternativas para a mitigação de alagamentos em Belo Horizonte

O projeto de extensão “Lembra: isto é rio!”, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, promove na próxima quinta-feira, 1º de fevereiro, às 19h, o lançamento do estudo “Como transformar o cenário de inundações em Belo Horizonte?”. Em busca de estimular a discussão sobre águas urbanas em diversos âmbitos da sociedade, a iniciativa estudou a implementação de infraestruturas verdes e azuis na Sub-bacia do Córrego do Leitão, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, como alternativas para mitigar alagamentos.

Com base na dissertação de Deyvid Rosa, intitulada “Resposta Hidrológica de Uma Bacia Hidrográfica Urbana à Implantação de Técnicas Compensatórias de Drenagem Urbana”, o estudo identifica que a implementação de técnicas compensatórias em 50% das áreas impermeáveis disponíveis reduziria quase completamente os alagamentos na região.

O material digital produzido pelo projeto compila discussões que abrangem, além das infraestruturas verdes e azuis, temáticas como o histórico de Belo Horizonte em relação às águas e questões sobre o manejo das águas pluviais no município. Também compõem esse estudo uma série de fotomontagens de implementação das técnicas na paisagem da cidade, diagramas, mapas, gráficos e imagens esquemáticas.

Além do estudo, os integrantes do “Lembra: isto é rio!” realizam, na sexta-feira, 2, uma caminhada pela bacia hidrográfica do Córrego do Capão para conversar sobre histórias e possibilidades de manejo das águas das chuvas na região.

A caminhada, que passará pelos locais onde foram instaladas cinco placas em áreas que acumulam ou dispersam água, acontece a partir das 9h, e o grupo se encontrará no Jardim do Buracão, na Rua Monsieur T. Nunes, 55, no Bairro Lagoa.

O lançamento digital do estudo “Como transformar o cenário de inundações em Belo Horizonte?” é na próxima quinta-feira, 1º de fevereiro, com debate virtual de apresentação às 19h.
O evento pode ser acessado pelo link. O material completo já está disponível para visualização e download aqui.

Acompanhe as atividades do projeto “Lembra: isto é rio!” no Instagram.