Projeto Manuelzão exibe documentário sobre os rios de Minas para alunos do ensino fundamental - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

24/03/2024

Evento realizado no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG celebrou a Semana da Água

“A água é um bem muito precioso”. A estudante do 7º ano da Escola Estadual Professor Antônio José Ribeiro Filho, Jamile Rodrigues do Nascimento, levou consigo esse sentimento após a exibição do documentário Águas de Minas (2023) na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento marcou a Semana da Água, celebrada na proximidade do Dia Mundial da Água,  22 de março, e contou com a participação do diretor do filme, Vinicius Parizzi.

A sessão foi promovida pelo Projeto Manuelzão, com articulação pela técnica em meio ambiente e educadora ambiental Adriane Rodrigues, e recebeu cerca de 300 estudantes, das turmas do 6º ao 9º ano da escola, localizada no bairro São Gabriel.

O filme Águas de Minas é resultado de uma expedição de dois anos pelos rios de Minas Gerais e traz conversas frente a frente sobre o passado, presente e futuro desses rios e das regiões em seu entorno, com pessoas e comunidades que vivem dos recursos oferecidos pela natureza.  Além disso, retrata os lugares onde a escassez e a destruição ambiental já são problemas reais e a água potável já não existe.

“Foram quase trinta horas de depoimentos captados e a gente conseguiu chegar num filme de 1h40 que retrata bem o cenário das águas do nosso estado. Nós temos rios maravilhosos, que ainda estão fomentando uma cadeia produtiva, e a gente tem rios que as pessoas vivem do lado e não podem chegar perto”, comentou o diretor Vinicius Parizzi.

Para ele, ver um auditório completamente ocupado pelas crianças foi a concretização de um sonho. Adriane partilha do sentimento: “Pra gente, trazê-los aqui hoje é uma honra e muito nos engrandece. O filme traz a perspectiva real da situação da água. Para as crianças, o ensino básico só contempla isso nos livros. Aqui, eles tiveram a perspectiva real da água como recurso e fonte de vida. É de suma importância que as crianças já cresçam com esse conceito real da água, do que ela significa enquanto recurso pra garantia da nossa vida, a de outras espécies e das gerações futuras”, defende a educadora e ativista ambiental.

Uma continuação do Águas de Minas já está no horizonte do diretor, que pretende reunir desta vez depoimentos colhidos de crianças por todo o estado. A ideia é que as crianças falam para outras crianças, mas também que suas perspectivas sejam ouvidas e partilhadas, como agentes que são na defesa dos recursos naturais.

“Eu acredito que [o documentário] realmente vai nos dar material para trabalhar com eles, pra aprofundar mais na questão da água, da preservação do meio ambiente de maneira geral”, pontua a professora de Língua Portuguesa da escola, Jéssica Albergaria.

Em nome dos colegas de escola, a estudante Jamile Rodrigues agradece: “Eu acho que foi muito bom e muito importante, já que a água é um bem muito precioso e o documentário foi muito bem produzido e fala muito sobre o tema. Obrigado pela oportunidade”.