Revista Piauí repercute ameaça à Serra da MoedaProjeto Manuelzão

Revista Piauí repercute ameaça à Serra da Moeda

15/02/2024

Mobilização de ambientalistas da região contra o avanço da exploração Gerdau é destacada na edição 208 da publicação

[Imagem da capa: reprodução da ilustração de Andrés Sandoval para a Revista piuaí.]

A revista piauí publicou em sua edição 208, de janeiro deste ano,  uma matéria que destaca a luta pela preservação do Monumento Natural Estadual (Monae) da Serra da Moeda. O texto da jornalista Lara Machado aborda a disputa entre a comunidade local e a siderúrgica Gerdau, que busca expandir suas operações de mineração na área, avançando diretamente sobre os limites da unidade de conservação e do município de Moeda.

Desde 2012, a mineração é proibida por lei em Moeda, único município da Grande BH a ter uma restrição desse tipo. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), já foram três tentativas de alterar os limites do monumento natural em prol dos interesses da siderúrgica, cujo histórico na região já tem início de forma ilegal: as atividades na mina Várzea do Lopes começaram sem a realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) exigido pela legislação e desde então incorreram em uma grande lista de outros crimes ambientais.

A sociedade civil, entre ela organizações como a ONG Abrace a Serra da Moeda e o Projeto Manuelzão, tem se mobilizado para resistir a essas mudanças e garantir a preservação desse importante patrimônio ambiental.

Leia a matéria “Uma cidade contra uma mineradora”, veiculada na edição 208 da revista piauí e também disponível no site.

O Projeto Manuelzão também acompanha a mobilização pela defesa da serra desde o início. Saiba mais sobre o histórico de crimes ambientais e violações da Gerdau e acompanhe os últimos desdobramentos do lobby da siderúrgica na ALMG.

Página Inicial

Voltar