Ribeirão do Eixo: Comunidade celebra criação de Monumento Natural para preservar a regiãoProjeto Manuelzão

Ribeirão do Eixo: Comunidade celebra criação de Monumento Natural para preservar a região

09/10/2020

Após mais de dois anos de luta comunitária, população local celebra a formalização do Monumento Natural Serra das Águas, em Itabirito. Iniciativa foi construída em parceria com Projeto Manuelzão

Nesta quarta (7), representantes da prefeitura municipal de Itabirito (MG), do Projeto Manuelzão e da comunidade do entorno de Ribeirão do Eixo celebraram a criação do Monumento Natural Serra das Águas. Com pouco mais de 320 hectares, a região, antes assediada pela indústria minerária, passa a ter status de Unidade de Conservação de Proteção Integral.

De acordo com Lucélia Maria da Silva, moradora e comerciante local, o MONA Serra das Águas é “uma conquista muito grande para nós e uma esperança para os que estão vindo, nossos filhos”. De acordo com ela, conhecida por todos como Celinha, a luta pela preservação da região já dura mais de dois anos. “Fomos mobilizados pelo projeto Manuelzão de que haveria uma audiência para explicar o projeto que a Aston Martin queria fazer no local. Aquilo deixou a gente muito revoltado e começamos a mobilizar”, relembra.

Após essa articulação, em parceria com o Projeto Manuelzão, foi feito um levantamento de mais de 60 nascentes no local, a análise da água (que demonstrou a alta qualidade do recurso em Ribeirão do Eixo), além do cercamento e recuperação de várias dessas nascentes identificadas.

“Mas, tão importante quanto isso foi aprender a importância de se preservar nossa região. Antes, o pessoal não tinha esse conhecimento. Agora, ninguém joga mais lixo no rio, todos estão unidos para preservar tudo por aqui”, avalia Lucélia.

De acordo com o coordenador geral do projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano, a participação popular foi a grande força para alcançar essa vitória. “Nós participamos contribuindo, mas é o envolvimento das pessoas, pressionando, que faz a diferença. Quem tem que amar e defender algum lutar, antes de qualquer um, é quem vive nele”, disse durante o evento.

Com o MONA Serra das Águas oficializado, a próxima etapa é articular, junto ao poder local, uma gestão coletiva e participativa da região, que possa garantir a preservação e ampliar as possibilidades de ecoturismo e educação ambiental. O espaço está localizado na zona Rural de Itabirito, às margens da BR-040, km 582, no sentido Belo Horizonte/Rio de Janeiro, próximo à Zona Urbana do Ribeirão do Eixo

 

 

 

 

Página Inicial

Voltar