10/11/2015
O motivo da mobilização dos rio-acimenses é manifestar seu repúdio à anulação do tombamento, pretendido pela Prefeitura para permitir que a VALE adquira do município o referido imóvel para ali construir a barragem de rejeitos.
A comunidade de Rio Acima convida a todos para um grande ato agora pela manhã(10), às 9 horas, no prédio da Estação, onde será realizada uma reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e Natural de Rio Acima, na qual está pautada discussão sobre o processo administrativo da proteção provisória do Conjunto Paisagístico, Arqueológico e Natural da Fazenda Velha.
O motivo da mobilização dos rio-acimenses é manifestar seu repúdio à anulação do tombamento, pretendido pela Prefeitura para permitir que a VALE adquira do município o referido imóvel para ali CONSTRUIR a BARRAGEM DE REJEITOS de que necessita para o chamado “Plano de Desenvolvimento do Complexo Vargem Grande”.
O potencial de risco da barragem de rejeitos que a VALE quer fazer em Rio Acima excede em muito o das barragens que se romperam em Mariana, soterrando o distrito de Bento Rodrigues.
Seria uma barragem de cerca de mil hectares de área (mais de quatro vezes o tamanho das barragens em Mariana), com volume de lama e rejeitos contaminados equivalente ao de 37 lagoas da Pampulha e um dique de terra de 180 metros de altura (equivalente a um prédio de 60 andares), localizada a um quilômetro do Rio das Velhas.
Um desastre nessa barragem poderia atingir em cheio a sede da cidade de Rio Acima, com seus nove mil habitantes, e inviabilizaria completamente o abastecimento de água de BH e sua região metropolitana pelo sistema da COPASA no Rio das Velhas, cuja captação de Bela Fama, em Nova Lima, fica a cerca de 13 quilômetros de Rio Acima e abastece cerca de dois milhões de pessoas.
Os organizadores entendem que a decisão da Prefeitura de Rio Acima de anular o tombamento é um ato de irresponsabilidade social e ambiental que poderá trazer consequências catastróficas no futuro.
Saiba mais: https://fazendavelharioacima.wordpress.com/