Segunda Cicloexpedição 2019 - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Segunda Cicloexpedição 2019

22/10/2019

Encontro passa pela bacia do córrego Navio/Baleia

A segunda edição da Cicloexpedição em 2019 acontece no dia 26 de outubro, quando as bicicletas farão a rota do Córrego Navio/Baleia, na zona leste de Belo Horizonte. Fazem parte do roteiro as discussões sobre as formas de ocupar a cidade, a mineração e a possibilidade da agroecologia urbana.

A concentração do passeio acontece às 8h, na casa do Seu Nonô, revitalizador do córrego dos Joões, afluente do Córrego Navio/Baleia. Seguindo pelo bairro da Saudade, a primeira parada da Cicloexpedição discute a mineração na Serra do Curral, depois passando por uma antiga pedreira da região.

Na Avenida dos Andradas, o grupo faz uma visita ao Centro Mineiro de Resíduos Sólidos, onde a luta dos catadores entra em discussão. Por fim, o grupo chega ao Escadão Agroecológico da Esplanada, que comemora um ano de existência com música, oficinas, rodas de conversas e uma feirinha com produtos artesanais.

A cicloexpedição é um projeto organizado pelo Projeto Manuelzão, BH em Ciclo, Coletivo Às Margens, CBH Rio das Velhas, BH em Ciclo, Escadão Agroecológico Esplanada, Recicla Esplanada, Bloco Show, CMRR (Centro Mineiro de Referência em Resíduos), e COOPESOL Leste.

Sobre a Cicloexpedição

Vários rios passam pela cidade. Com seus afluentes, seus meandros, suas nascentes, suas quedas d’água, suas corredeiras e seus poços. E as pessoas que passam rios, com seus carros, a pé, de bicicleta, ou pelas janelas dos ônibus. Esses cidadãos encontram as águas? Os rios encontram a rua?

Em uma cidade construída nas bacias de ribeirões como o Onça, o Arrudas e o Navio/Baleia, poucos são os que conhecem e têm contato com as águas na cidade. Além de receberem os esgotos de Belo Horizonte, desde a sua fundação, grande parte dos cursos d’água foram canalizados e tampados, ficando abaixo das ruas e avenidas da metrópole.

Pensando nessas ruas, nessas águas, nesses caminhos e formas de ver, viver e conviver na cidade, grupos de ciclistas, bicicleteiros, ambientalistas, urbanistas, pessoas que trabalham com as águas e com a mobilidade urbana se uniram para organizar as cicloexpedições.

Tendo percorrido os principais cursos d’água da cidade, Arrudas e Onça, em suas primeiras edições em 2015 e 2016, em 2018 os afluentes que protagonizaram os percursos foram o córrego do Leitão (junho), o Ribeirão Izidora (julho), o córrego Navio/Baleia (agosto) e o córrego Vilarinho (setembro), com a participação de cerca de 500 pessoas. Neste ano, o projeto contemplou as bacias do Onça e do Arrudas em uma só rota, em setembro, e retorna, em outubro, a visita ao Navio/Baleia.

 

SERVIÇO

Cicloexpedição Córrego Navio/Baleia

Dia: 26/10, às 8h

8h – Concentração no quintal do Seu Nonô – Rua Salvador Pinto, 85, Bairro Paraíso

10h – Rotatória Serra do Curral/Mineração

11h – Pedreira

12h30 – CMRR

14h – Escadão Agroecológico

Página Inicial

Voltar