Sertão Mundo: Espaço do Conhecimento UFMG inaugura ambiente que homenageia Guimarães Rosa - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

04/03/2022

Novo ambiente do primeiro andar do Espaço do Conhecimento permite aos visitantes uma experiência imersiva de percorrer diversos pontos da exposição Sertão Mundo

Recém-inaugurado, o novo ambiente do primeiro andar do prédio do Espaço do Conhecimento permite aos visitantes uma experiência imersiva de percorrer os diversos pontos da exposição Sertão Mundo. Ao chegar no museu, os visitantes têm acesso a duas telas para navegar pelo Sertão de Guimarães Rosa, por meio de um mapa virtual. Em um dos computadores, o som é emitido livremente. Já no outro, o visitante pode inserir seus fones de ouvido e explorar as diversas instalações de acordo com suas próprias escolhas.

A exposição foi concebida para o ambiente virtual e tem como referência o Sertão, lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa. Por meio de uma viagem por suas diferentes interpretações, seja na música, nos bordados, na dança, na culinária, nos brinquedos e brincadeiras, sonoridades, jogos digitais, artes visuais e literatura, é possível apreciar escutas e vozes de muitos Brasis.

Sertão Mundo foi lançada gradualmente, em temporadas, que abrigam diferentes instalações: a primeira temporada está disponível desde 1º de setembro; a segunda foi lançada em 16 de outubro, na Virada Cultural de BH;  a terceira foi um presente ao aniversário de BH e está disponível desde 11 de dezembro. Já a quarta e última temporada chegou em 15 de janeiro. A exposição completa com todas as instalações pode ser acessada em:  http://exposicaosertaomundo.com.br.

Também é possível visitar o quinto andar do Espaço do Conhecimento, onde imagens do céu noturno e de objetos astronômicos irão transportar o visitante para a instalação Órion, quando será possível apreciar um céu de primavera no Sertão.

A exposição Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e o apoio da Aliança Francesa BH, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha (MAP).

Traga sua máscara, seus fones de ouvido e viaje pelo universo da Sertão Mundo!

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

[Com Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG]