Setembro é marcado por recordes de queimadas em Minas Gerais - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Setembro é marcado por recordes de queimadas em Minas Gerais

29/09/2021

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o estado vem registrando um novo foco a cada seis minutos

[Notícia publicada pela comunicação do Instituto Guaicuy na última quinta-feira, 23 de setembro.]

Embora o mês de setembro ainda não tenha terminado, o período já registra o maior número de focos ativos de queimadas em Minas Gerais da década. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Minas vem registrando um novo foco a cada seis minutos. A média das ocorrências de incêndios florestais em Unidades de Conservação (UC) foi ultrapassada ainda na primeira semana do mês.

Com a falta de chuvas, a seca vem se agravando e este cenário facilita o espalhamento do fogo. Entretanto, o princípio da maioria dos incêndios é causado de forma intencional por ação humana.

No geral, foram contabilizados 5.027 focos ativos desde o dia primeiro do mês. Destes, 534 registros foram em áreas de preservação,  um número preocupante em relação aos 354 registros da média anterior. A previsão é de que, até o fim do mês, os números totais possam superar o recorde de 2011, quando foram registrados 5.930 queimadas no estado.

Queimadas: Unidades de conservação ameaçadas em Minas Gerais

Só na quarta-feira, 22, vinte unidades de conservação registraram incêndios, segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Dentre as áreas afetadas, está inclusa a Floresta Estadual do Uaimii, na região de Ouro Preto, lar de nascentes das águas do Rio das Velhas. Os focos de incêndio estão sendo combatidos pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, brigadistas e voluntários, na tentativa de conter o avanço do fogo nas áreas florestais.

Ronald Guerra, vice-presidente do Guaicuy, afirma que o incêndio foi de intensidade preocupante. “Queimou desde segunda-feira o tempo todo, teve uma proporção grande. Pegou na área de amortecimento da floresta do Uaimii e parte da Área de Proteção Ambiental da Cachoeira das Andorinhas onde tem algumas nascentes do Rio das Velhas. Ele caminhou e se estendeu para toda a área de Serra do Batatal e Serra do Capanema”, relatou.

Ainda na região de Ouro Preto, um outro foco de incêndio alarmou os moradores do distrito de Antônio Pereira durante a quarta-feira (22). No entanto, segundo informações de militares do Corpo de Bombeiros da cidade, a queimada foi controlada no mesmo dia e não aconteceu em áreas de preservação.

Primavera traz esperança de chuvas

Após um longo período de secas, de acordo com o INPE, a previsão é de que as chuvas tenham início apenas no mês de outubro, com índices acima da média no país. Assim, a umidade relativa do ar deve subir, tornando a vegetação menos seca e vulnerável ao fogo.

Contudo, embora o cenário seja positivo para o próximo mês, a previsão de chuvas dos meses seguintes apresenta índices preocupantes, já que o total de água não será suficiente para normalizar os níveis dos principais reservatórios da região.