Sistema Paraopeba atinge pior nível da história

29/09/2015

Responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o reservatório chegou a 26,6% da capacidade, de acordo com a medição informada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

O nível do Sistema Paraopeba
atingiu, nesta segunda-feira(28), o pior nível da história.

Apesar do baixo índice, a empresa
divulgou nota descartando o risco de desabastecimento na Grande BH e
ressaltando que há água suficiente até janeiro do ano que vem. A previsão da
Copasa considera um cenário com ausência de chuvas durante o período, além da
manutenção dos atuais índices de economia de água por parte da população.

Os níveis das represas Serra Azul
(10,2%), Várzea das Flores (25,2%) e Rio Manso (36,7%), que compõem o Sistema
Paraopeba, também vêm caindo diariamente por causa da seca.

Ainda segundo a Copasa, em
dezembro, será inaugurada uma obra de captação de 5 mil litros de água por
segundo do Rio Paraopeba, que permitirá a recuperação dos reservatórios durante
o período. A retirada da água será feita preferencialmente nos meses chuvosos,
quando a vazão do Rio Paraopeba é abundante.

“Essa intervenção vai viabilizar
a distribuição de água para a população da RMBH ao mesmo tempo em que permitirá
a acumulação de água dos reservatórios do Sistema Paraopeba para o
enfrentamento do período seco. Com essa obra, o risco de desabastecimento na
RMBH fica afastado para os próximos anos”, informou a companhia.

A Copasa também destacou que o
programa Caça-Gotas foi outro fator que contribuiu para afastar a possibilidade
de desabastecimento na Região Metropolitana de BH. Composto de equipes
especializadas no atendimento a ocorrências de vazamentos, rupturas de redes e
de ligações, o programa diminuiu em 52% o tempo para correção de vazamentos de
água em Belo Horizonte, passando de aproximadamente 9 horas para 4 horas e 18
minutos. Isso possibilitou um significativo combate ao desperdício de água. Os
dados apurados até agosto indicam que a companhia realizou 120.836 atendimentos
na RMBH.

 

Matéria veiculada no site da Rádio itatiaia – 28/09/2015 por Editoria de web em Jornalismo / Atualizado 29/09, 10:47 h

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