Sobre a eleição do novo Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Sobre a eleição do novo Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais

21/09/2022

Nota do Instituto Guaicuy em repúdio ao aparelhamento do conselho

O Instituto Guaicuy sempre participou de forma ativa do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), provocando este conselho a refletir sobre temas controversos a respeito da gestão das águas em Minas Gerais, em especial, na defesa e fortalecimento dos comitês de bacia hidrográfica.

Infelizmente, por decisão monocrática da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foi imposta uma nova estruturação do conselho com a qual não concordamos. Nem mesmo a atual gestão do conselho foi ouvida.

Nesse novo formato, apesar de haver chamada para um processo eleitoral – um verniz democrático –, a palavra final na escolha dos membros será da responsável pela pasta de meio ambiente do governo, Marília Carvalho de Melo, que por extensão preside o CERH. Trata-se de um processo que não condiz com a história democrática da política ambiental de Minas, especialmente deste conselho.

Sendo assim, para sermos coerentes e não coniventes, não participaremos do processo para a escolha de novos membros do conselho, em repúdio à nova estruturação.

Lamentamos profundamente o retrocesso imposto.

Belo Horizonte, 20 de agosto de 2022

Procópio de Castro, presidente do Instituto Guaicuy
Marcus Vinícius Polignano, diretor do Instituto Guaicuy e coordenador do Projeto Manuelzão