Tratando do assunto

06/12/2012

Seminário discute os problemas ambientais da Bacia do Ribeirão Onça

Aconteceu nesta terça, dia 4, o Seminário Pactuação da Meta 2014 do Ribeirão Onça. O encontro, que aconteceu no campus Pampulha da UFMG, foi realizado pelo Projeto Manuelzão em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O evento reuniu representantes de diversas empresas e do poder público, como a Copasa, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais e o Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça.

No auditório do Centro de Atividades Didáticas 2, houve discussões sobre os problemas ambientais da Bacia, localizada entre a região norte de Belo Horizonte e Contagem. “A gente pontuou as atividades econômicas da Bacia. Nosso objetivo é mostrar ao setor privado como está a situação”, diz a bolsista do Projeto Manuelzão, organizadora do Seminário, Gislane Alves. “O difícil foi realmente a mobilização dessas empresas. Muitas vezes a gente liga e eles não querem nem saber do que se trata”.

Ao longo do evento, os palestrantes reforçaram a ideia de que apenas um trabalho integrado entre comunidade, setor privado e poder público trará melhor qualidade de vida. “A importância do Seminário é pela pactuação e formação de grupos de trabalho”, explica Gislane. O coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano, reiterou que não é possível revitalizar a Bacia sem o comprometimento dos diversos setores, já que a situação de poluição na Bacia é complexa.

Página Inicial

Voltar