Trilha ecológica como estratégia de aprendizagem e conscientização

02/10/2013

O Projeto Manuelzão realizou no Parque Municipal Serra do Curral trilha ecológica com alunos da Escola Municipal Maria Silva Lucas, do município de Contagem. Uma experiência de convívio ambiental e consciência ecológica.

As trilhas ecológicas se apresentam como uma possibilidade de tornar o
conhecimento pertinente, contextualizado e real. O contato com a natureza é o
elemento motivador para dar encanto e interesse pela atividade desenvolvida.
Sua preocupação básica centra-se na melhor maneira de conduzir a atividade, de
forma a alcançar finalidades educativas, por meio da experiência prática.

As trilhas visam não somente a transmissão de conhecimentos, bem como
propiciam atividades que revelam os significados e as características do
ambiente por meio do uso dos elementos originais, por experiência direta e por
meios ilustrativos, sendo assim instrumento básico de programas de educação ao
ar livre.
 

Com esse intuito, o Projeto Manuelzão promoveu no
dia 25 de setembro, uma trilha ecológica. Desta vez foi visitado o Parque
Municipal da Serra do Curral, importante e exuberante parque ecológico da
capital mineira. A trilha organizada pelos integrantes do projeto, contou com a
participação dos alunos da Escola Municipal Maria Silva Lucas, do município de
Contagem (MG) que pertencente a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça. De acordo
com os organizadores, durante a visita foram abordados diversos assuntos entre
eles, a origem do Projeto Manuelzão, a importância fundamental da água,
conceito de bacia hidrográfica, ciclo da água, bem como seus usos e abusos.

Para a equipe, a motivação é puramente educativa e procurou desenvolver a
educação ambiental em três dimensões: conceituais, procedimentais e atitudinais,
quando os participantes podem desenvolver um sentimento de valorização,
preservação e conservação do ambiente. Ainda segundo proposta do
projeto, a educação ambiental através de trilhas ecológicas promove projetos
pedagógicos interdisciplinares ricos e diferenciados.

 

Página Inicial

Voltar