Vazamento de óleo de empresa ilegal compromete 60% do abastecimento de água de ItabiraProjeto Manuelzão

Vazamento de óleo de empresa ilegal compromete 60% do abastecimento de água de Itabira

16/11/2023

Em meio a forte onda de calor, população recebeu água escura e com mau cheiro durante o fim de semana

Em meio ao já conhecido problema de abastecimento de água que aflige vários bairros de Itabira, a situação se agravou a partir da última sexta-feira, 10, com uma contaminação por óleo que afetou aproximadamente 60% da população. A água turva, proveniente da estação de tratamento (ETA) da Pureza, passou por investigação liderada pela Polícia Militar Ambiental, em conjunto com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nesta segunda-feira, 13, a equipe identificou a empresa responsável pelo acidente, um empreendimento de consertos mecânicos que não possuía documentação para o funcionamento. Funcionários da empresa relataram que um recipiente com cerca de 400 litros de óleo usado atingiu o leito do rio. O empreendimento, que não teve o nome divulgado, foi fechado e multado em R$ 11 mil. Um boletim de ocorrência também foi registrado e o caso vai ser investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Segundo o Saae de Itabira, a situação do abastecimento de água já foi normalizada.

Em resposta ao ocorrido, o MPMG também decidiu abrir uma investigação preliminar contra o Saae e a Prefeitura de Itabira. O MPMG destaca a obrigação dos órgãos públicos em fornecer serviços contínuos, eficientes e seguros, sendo que, em caso de descumprimento, as entidades são compelidas a cumprir e reparar os danos causados. A investigação também enfatiza que produtos ou serviços impróprios para o consumo são práticas infrativas, especialmente quando em desacordo com normas regulamentares.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Saae afirmou que está elaborando um procedimento que visa ressarcir os clientes impactados pelo ocorrido. Contudo, a forma e o cálculo para o ressarcimento ainda não foram definidos.

Página Inicial

Voltar