21/11/2019
O encontro acontece na quinta-feira (28/11)
O 2º Comitê Jovem já tem data para acontecer. Na próxima quinta-feira (28), alunos de escolas públicas se reúnem para discutir a gestão hídrica na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Este encontro tem o objetivo de promover a participação da comunidade escolar no diálogo sobre as questões relacionadas à Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e compartilhar as funções dos Comitês de Bacia Hidrográfica.
A primeira edição desse projeto aconteceu em junho de 2018, e agora, em 2019, trabalhamos com sete escolas da Sub-bacia do Ribeirão Izidora, que entrega suas águas ao Ribeirão Onça, que faz parte da grande bacia do rio das Velhas.
Ao longo do semestre, promovemos circuitos ambientais e atividades de formação com professoras e monitoras para conhecer e discutir os principais problemas e potencialidades envolvendo a bacia, engajando as crianças nas perspectivas de recuperação desses territórios, voltando também a reflexão à realidade do entorno de cada escola.
A programação do 2º Comitê Jovem conta com:
– Trilha ecológica com visita a uma nascente próxima à Casa de Francisco
– Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas
– Apresentação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas
– Lanche compartilhado
A Casa de Francisco tem grande importância para a Bacia por estar inserido na Mata da Izidora e acaba de ser inaugurada com a proposta de acolher a comunidade em atividades de educação ambiental.
Venha conhecer as águas urbanas através do olhar das crianças e jovens da Bacia do Rio das Velhas, em parceria com o Projeto Manuelzão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Projeto Providens.
Para saber mais sobre o Projeto Izidora/Nucleo Izidora, acesse o site clicando aqui.