Virada Sustentável BH celebra meio ambiente e saúde urbanaProjeto Manuelzão

Virada Sustentável promove cultura e meio ambiente urbano em BH

09/05/2025

Programação gratuita inclui debates, oficinas, arte e música até domingo, 11, em diversos espaços da capital

Reflexões sobre a relação entre sustentabilidade e os modos de vida urbanos permeiam toda a programação. Foto: BDMG Cultural/ Divulgação.

Belo Horizonte recebe pela primeira vez, de quarta a domingo, 7 a 11 de maio, a Virada Sustentável, festival que transforma a cidade em palco para reflexões sobre justiça climática, utopias urbanas e outros temas ligados ao desenvolvimento sustentável. A programação gratuita reúne coletivos, artistas, pensadores e organizações sociais em oficinas, rodas de conversa, intervenções artísticas, caminhadas e shows espalhados por pontos emblemáticos da capital mineira.

Considerado o maior festival de sustentabilidade da América Latina, o evento já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Porto Alegre e Manaus. Na primeira edição mineira, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, via Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, a Virada propõe conexões entre cultura, meio ambiente, bem-estar e justiça social.

A ocupação cultural se espalha pela cidade, com atividades na Rua Sapucaí, Palácio das Artes, Museu de Artes e Ofícios, Casa Fiat de Cultura, Viaduto Santa Tereza, Centro de Referência da Juventude (CRJ), Teatro Espanca, Praça Sete, Casa Sapucaí, Casa Bankoo, Cine Theatro Brasil e Instituto Undió.

Estão envolvidos projetos locais como Circuito Urbano de Arte (Cura), Lá da Favelinha, Calma Clima, Tranquilo, CorridasBH e Festa da Luz. A programação também traz shows e debates sobre modos de vida dominantes e seus impactos na transformação da cidade nos últimos anos, além de ressaltar e discutir a relação entre sustentabilidade e respeito aos limites da natureza.

A programação segue com rodas de conversa, feiras, exposições, oficinas e painéis sobre temas como responsabilidade corporativa socioambiental, diversidade, moda sustentável, arborização urbana e agroecologia.

O Curso de Produção Cultural com a educadora e produtora Luísa Nonato é a única atividade online da Virada. A capacitação de agentes para diferentes tipos de eventos, a partir do compartilhamento de exemplos práticos, vai abordar as etapas que envolvem a produção cultural.

No sábado, 10, partindo do córrego Acaba Mundo às 10h, a artista Isabela Prado, idealizadora do projeto Entre Rios e Ruas, conduz uma caminhada pelas ruas da cidade a fim de revelar os córregos invisíveis de Belo Horizonte.

Na Rua Sapucaí, a tradicional Feira Paraíso Veg oferece gastronomia vegana, adoção de animais e produtos sustentáveis. O Armazém do Campo realiza nova edição da Feira Alimentos Saudáveis, que oferta produtos orgânicos e agroecológicos, celebrando a alimentação saudável, o consumo consciente e a valorização de quem cultiva a terra com respeito à natureza.

No domingo, 11, a Casa Sapucaí sedia o Baile do X, festa voltada para novos talentos da cena urbana. O encerramento do festival no Palco Sapucaí contará com shows de Tiê e Zeca Veloso, que integram o projeto Manhãs Tranquilas, programação voltada para as apresentações do evento.

Mais informações sobre as atrações, horários e a programação completa da Virada Sustentável podem ser acessadas no perfil no Instagram e no site do evento.

Página Inicial

Voltar