Câmara de Belo Horizonte discute defesa da Serra do Curral em audiência pública nesta terça, 31 - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

30/05/2022

Convocada pela Comissão de Meio Ambiente, sessão será mais um espaço de debate contra o projeto minerário da Tamisa na região

[Imagem da capa: Visita técnica da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais à Serra do Curral. Foto: ALMG / Clarissa Barçante.]

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) realizará uma audiência pública em defesa da Serra do Curral nesta terça-feira, 31, às 13h40, no Plenário Amynthas de Barros. A reunião foi solicitada pelas vereadoras Duda Salabert (PDT) e Bella Gonçalves (Psol), para promover o debate sobre a defesa da Serra do Curral frente à ameaça da mineração, com a instalação do empreendimento da Tamisa.

“Não vamos descansar até barrar a mineração na Serra do Curral. Nesse sentido, vamos fazer uma audiência pública, na Comissão de Meio Ambiente da CMBH, para discutir as ações necessárias a serem tomadas para a efetiva preservação da nossa Serra, diante da sanha por lucro das mineradoras e do desprezo de Zema pelo povo de Minas”, declararam as vereadoras responsáveis pelo requerimento nas redes sociais.

Belo Horizonte encontra-se em Área Diretamente Afetada (ADA) pelo projeto do Complexo Minerário Serra do Taquaril (CMST), da Tamisa, em curso na porção da Serra do Curral situada no município de Nova Lima. Isto foi o que apontou parecer técnico emitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da capital.

Foram convidados a participar membros da sociedade civil, representantes de comunidades afetadas pela atividade mineradora na região, ambientalistas e parlamentares. Também foram convidados representantes de órgãos ambientais e patrimoniais do governo de Minas, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (Iphan), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha),  e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). E, ainda, foi convidado o representante da Tamisa, Leandro Amorim.

“Venha e traga suas faixas, cartazes, bandeiras e vamos juntas em defesa das nossas serras, águas, da Mãe Terra e da vida!”, convocam Duda Salabert e Bella Gonçalves. O Plenário Amynthas de Barros fica localizado na Avenida dos Andradas, 3100, no bairro Santa Efigênia. A sessão também terá transmissão pelo site da CMBH.

A população interessada também pode assistir à reunião de forma presencial e participar enviando perguntas, comentários e/ou sugestões utilizando este formulário.

Audiência da Assembleia Legislativa é adiada

Junto à audiência da Câmara Municipal de Belo Horizonte, seria realizada nesta terça-feira, 31, às 14h30, uma reunião extraordinária na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi adiada indefinidamente nesta segunda-feira, 30.

O objetivo do evento seria debater a respeito dos impactos no abastecimento público de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte com a perspectiva da exploração de minério na Serra do Curral, considerando que o complexo minerário da Tamisa poderia trazer consequências à adutora Taquaril, responsável pelo abastecimento de 70% da água da capital. Além disso, a reunião buscaria compreender como se posiciona a Copasa em relação a instalação do empreendimento no local.