Após contaminação do Velhas por sedimentos de barragem da CSN, situação do rio segue grave - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Após contaminação do Velhas por sedimentos de barragem da CSN, situação do rio segue grave

20/04/2023

A Record TV levou ao ar nesta quarta-feira, 19, uma reportagem sobre a contaminação do Rio das Velhas por sedimentos da CSN; o coordenador do Manuelzão foi entrevistado

A Record TV levou ao ar nesta quarta-feira, 19, no programa MG Record, uma reportagem sobre a contaminação do Rio das Velhas por sedimentos de uma barragem da Companhia Siderúrgica Nacional, a CSN. Mais de um mês após as primeiras denúncias de mortandade de peixe e forte turbidez da água em Honório Bicalho, em Nova Lima, a situação do rio continua grave.

O ponto da contaminação fica a apenas 10 quilômetros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Fama, da Copasa, que abastece 70% da população de Belo Horizonte e 40% da região metropolitana.

O professor da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinicius Polignano, falou com a reportagem da Record TV.

Em comentário a respeito do descomissionamento (isto é, o desmonte) da barragem da CSN que causou a descida dos sedimentos, uma entre tantas outras incrustadas na cabeceira dos cursos d’água na região do Alto Rio das Velhas, Polignano avaliou: “o que a gente percebe claramente — e isso é um sinal de alerta que realmente chama atenção — é que poderia ter sido algo de maior volume”.

Polignano reafirmou o sério risco à qualidade da água que abastece milhões de pessoas na região e alertou que a fiscalização do governo estadual deve ser muito mais preventiva do que após que esses acidentes ocorrem.

“O que a gente assiste é que o Estado [no caso, o governo estadual e a Secretaria de Meio Ambiente (Semad)] não tem feito seu papel preventivo. Fazer depois do acontecido é uma história. Mas essas estruturas tinham que ser monitoradas de uma forma mais próxima e mais constante pela fiscalização”, criticou.

Assista abaixo à reportagem na íntegra:

 

Página Inicial

Voltar