Manuelzão e Guaicuy promovem webinário sobre preservação da Serra do Curral nesta terça-feira - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

05/10/2021

Marco da Grande Belo Horizonte é alvo da mineração e da expansão imobiliária há décadas; movimentos civis e o MPMG se mobilizam pelo tombamento estadual da serra

O Projeto Manuelzão e o Instituto Guaicuy realizam hoje, 5 de outubro, às 19h, o webinário “Serra do Curral: patrimônio para ser preservado”. O seminário será mediado por Marcus Vinicius Polignano, coordenador do Manuelzão e atual secretário do CBH Rio das Velhas. O debate acerca da necessidade de preservação da Serra do Curral, um tesouro ambiental e histórico-cultural dos mineiros, vai contar com a presença de quatro convidados de peso.

Os temas das palestras são a significância da Serra do Curral, a serra na paisagem urbana, Serras Vivas, Seres Vivos, além da apresentação do dossiê de tombamento da serra apresentado pela consultora Práxis. A Serra do Curral também foi abordada na Revista Manuelzão 89.

Elemento central da paisagem e identidade da capital mineira, a Serra do Curral já sofreu e ainda sofre com a mineração e a expansão imobiliária, apesar de tentativas de proteção com os tombamentos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan e da Prefeitura de Belo Horizonte. Uma PEC por seu tombamento foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da ALMG na última terça, 28 de setembro e agora vai a plenário.

O evento tem apoio do CBH Rio das Velhas e o movimento Mexeu com a Serra do Curral, Mexeu Comigo e será transmitido pelo canal no Youtube do Instituto Guaicuy. Assista abaixo:

Programação e convidados

Palestra: A significância da Serra do Curral, com Flávio Carsalade – Doutor em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, Professor Titular da Escola de Arquitetura da UFMG, Pesquisador do CNPq. Presidente do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/MG (1996/1997 e 1998/1999), Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG (1999 a 2002), Secretário Municipal de Administração Regional Pampulha, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte  (2003 a 2007), Professor visitante na “Universidad Politécnica de Madrid”  (Madrid/ Espanha), na “University of Washington” – (Seattle/USA) e na Hochscule Ostwestfalen-Lippe University of Applied Sciences/ Detmolder Schulefür Architektur und Innerarchitektur (Detmold/ Alemanha). Conselheiro em várias instituições, destacando-se o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte e o Conselho Curador do IPHAN. Autor dos livros “A Pedra e o Tempo”, “Arquitetura: Interfaces” e “Pampulha. Atualmente é Diretor da Editora UFMG e presidente do ICOMOS Brasil.

Palestra: A Serra do Curral na paisagem urbana, com Luciana Andrade – Socióloga e professora da PUC Minas. Já participou do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte e atualmente é membro do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP). É pesquisadora do Observatório das Metrópoles e tem publicações sobre Belo Horizonte e região metropolitana.

Palestra: Serras Vivas, Seres Vivos, com Louise Ganz – Artista e arquiteta, doutora em artes visuais e professora no curso de artes plásticas da Escola Guignard UEMG. Atua principalmente na interface entre arte e ecologia, investigando as questões do acesso e direito à terra, materializando em práticas espaciais, produção de ficções visuais, pesquisas documentais e instalações. Organiza desde 2005 trabalhos relacionais em arte, como Lotes Vagos, Bicicletas e Ambientes, Escritório de Arquitetura Ambulante, 1a Mostra Córregos Vivos (https://www.corregosvivos.com.br/), dentre outros. É cofundadora do grupo thislandyourland e coordena o Terra Comum – grupo de pesquisa arte e ecologia, na UEMG e EAUFMG, com diversas produções editoriais, exposições e o Seminário Terra Comum (http://www.mom.arq.ufmg.br/terracomum/index.html).

Palestra: Por que proteger a Serra do Curral? / Dossiê de tombamento elaborado pela Práxis, com Ana Lúcia Goyatá CampanteArquiteta e urbanista pela UFMG. Trabalhou na Fundação João Pinheiro, no Centro de Estudos Políticos e Sociais (1979-1988) e é sócia-fundadora da Práxis Projetos e Consultoria. Possui ampla experiência em coordenação e desenvolvimento de estudos voltados à proteção do patrimônio cultural: dossiês de tombamento, estudos de impacto no patrimônio cultural e diretrizes de proteção de conjuntos urbanos. Possui também sólida atuação nas áreas de planejamento urbano e ambiental: na coordenação e elaboração de planos diretores municipais, legislação e regulamentação de instrumentos urbanísticos, planos regionais e setoriais, licenciamentos ambientais de empreendimentos estratégicos e urbanos, estudos de impacto de vizinhança e programas de monitoramentos.

Matéria de Mariana Lage