Greve Global pelo Clima: ato ocupa Praça da Estação em BH nesta sexta, 24 - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Greve Global pelo Clima: ato ocupa Praça da Estação em BH nesta sexta, 24

23/09/2021

Manifestação terá inicio às 14h, no Centro da capital e cobrará medidas efetivas dos governantes no enfrentamento do aquecimento global e na proteção de nossos biomas

O núcleo mineiro do movimento Fridays for Future realizará amanhã, 24, às 14h, um ato na Praça da Estação, no Centro da capital, como parte da programação da Greve Global pelo Clima. Os manifestantes protestarão contra o avanço sem precedentes da mineração, a destruição ambiental e cultural prevista pela construção do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, o agravamento das mudanças climáticas, o Projeto de Lei 490 e a tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas e o edital de incineração de resíduos conhecido como Brasil Lixão Zero.

O ato também pedirá a proteção das nossas serras, como a Serra da Moeda, a do Rola Moça, da Piedade, do Curral, do Brigadeiro, entre tantas outras, patrimônios da história mineira. Cobrará ainda medidas efetivas dos governantes para enfrentarmos o aquecimento global e protegermos nossos biomas e se posicionará a favor da coleta seletiva e dos catadores de materiais recicláveis.

A Greve Global pelo Clima é uma série de mobilizações que acontece em um dia específico, normalmente em setembro, ao redor do mundo. Este ano, a primeira edição da greve foi realizada no dia 19 de março. O foco está em abrir discussões sobre pautas climáticas globais e problemáticas socioambientais locais. O tema da Greve Global pelo Clima este ano é #DescolonizeOSistema e 857 cidades estão confirmadas.

A atriz e ativista socioambiental Laila Zaid, em parceria com o Greenpeace Brasil e o Fridays for Future realizou uma transmissão nas redes sociais na última sexta-feira, 17, para esclarecer as origens e objetivos da Greve Global. Samela Sateré Mawé, Ana Terra e Pamela Gopi foram as convidadas. Confira abaixo:

Fridays for Future

O Fridays for Future nasceu com a jovem sueca Greta Thunberg, na época com 16 anos. Depois de passar pelo verão mais quente até então, a estudante faltou à aula na primeira sexta que deu origem ao movimento. Ela se sentou sozinha em frente ao Parlamento sueco, carregando um cartaz escrito “lia skolstrejk för klimatet!” (greve escolar pelo clima!). A ativista também distribuiu panfletos com dados sobre o aquecimento global e compartilhou o processo de três semanas em suas redes, viralizando as hashtags #FridaysForFuture e #Climatestrike. A mobilização a princípio solitária fez com que jovens do mundo todo se unissem ao movimento.

Os movimentos Minas Pelo Futuro e Fridays for Future Brasil reafirmam que o distanciamento, uso de máscaras e álcool gel são obrigatórios. Será uma mobilização pacífica e que prioriza as medidas de proteção. O encontro será às 14h, na Praça da Estação. Acompanhe os perfis @minaspelofuturo  e @fridaysforfuturebrasil para mais informações.